Assimagra

Portuguese Mineral Resources

Setor da Pedra tem o primeiro curso para Técnicos Superiores em Recursos Minerais

O Instituto Politécnico de Leiria acaba de lançar o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TESP) nas áreas da "Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais".

Este curso é resultado de uma estreita colaboração com empresas de desenvolvimento de tecnologia para o setor, nomeadamente a CEI/ZIPOR e a Academia dos Recursos Minerais, uma aposta do setor das rochas ornamentais na oferta formativa. Miguel Goulão, vice-presidente da Assimagra, Associação Portuguesa da Indústria de Mármores, Granitos e Ramos Afins —, refere, a propósito da criação deste curso, que "o setor da pedra é um setor fortemente especializado que procurou unir-se ao Politécnico de Leiria, uma instituição com uma vasta experiência na criação de formação especifica de sucesso, e que além disso tem uma forte ligação ao tecido empresarial".

Acrescenta também que "esta colaboração concentra um potencial de 100% de empregabilidade para os estudantes que completem o curso, dada a necessidade premente destes profissionais por parte das empresas do setor da pedra". O curso tem por objetivo formar técnicos capazes de gerir operações industriais no setor dos Recursos Minerais, nomeadamente a operação de equipamentos especiais, do planeamento e execução de fabrico, tendo em vista a otimização do processo produtivo nestas indústrias, a eficiência, a produção colaborativa, a relação cliente-fornecedor, a personalização de produtos e a otimização e sustentabilidade de produtos e processos.

O Curso em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais conta com 20 vagas e tem a duração de dois anos. Os interessados em candidatarem-se a este curso apenas precisam de ter o ensino secundário completo, ou de habilitação legalmente equivalente, ou ainda ser titular de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a requalificação profissional. As candidaturas podem ser efetuadas online e as vagas para o ano de 2019/2020 já estão abertas em https://candidaturas. ipleiria.pt/account/signin

In: VIDA ECONÓMICA
FaLang translation system by Faboba