Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

STONEBYPORTUGAL: PRIMEIRA GALA DO SETOR DA PEDRA NATURAL REPLETA DE EMOÇÕES

No dia 26 de maio realizou-se a primeira Gala STONEBYPORTUGAL que contou com a presença de diversas empresas do setor da Pedra Natural Português e muitas entidades de relevância, incluindo os Senhores Secretários de Estado da Internacionalização e da Economia.

O momento ficou marcado pela entrega de Prémios de Arquitetura em pedra portuguesa e pelo reconhecimento público do trabalho de muitas empresas que construíram esta indústria e de percursos profissionais de excelência, com a atribuição do prémio carreira.

Esta foi uma noite repleta de emoções. Desde a entrega de prémios Arquitetura à celebração em conjunto do mérito da excelência dos profissionais do nosso sector, foi uma gala cujo principal objetivo foi homenagear e criar a possibilidade de partilha de muitos momentos de promoção da pedra portuguesa.

Os projetos vencedores das 3 categorias dos Prémios STONEBYPORTUGAL 2023 - ARQUITETURA, ESPAÇO PÚBLICO E INOVAÇÃO, foram:

  • Categoria Arquitetura:

Prémio entregue pelo Sr. Secretário de Estado da Internacionalização, Dr Bernardo Ivo Cruz, ao projeto: IESE BUSINESS SCHOOL, do gabinete de arquitetura Sancho Madridejos - Architecture Office; pedra e produção da empresa Solancis AS

  • Categoria Espaço Público

Prémio entregue pelo Vogal do Conselho de Administração do Compete2030, Dr. João Borga, ao projeto: Praia do Canal Nature Resort, do ATELIER BUGIO. João Favila Menezes e Filipa Cardoso e Catarina Assis Pacheco - Arquitetura; pedra e produção do Grupo Galrão - Natural Stones

  • Categoria Inovação

Prémio entregue pelo Secretário de Estado da Economia, Eng. Pedro Cilínio, ao projeto: Casa Caldeira, do Filipe Pina Arquitetura; pedra e produção das empresas Ardósias Valério & Figueiredo e Solicel.

É ainda de referir que todos os projetos nomeados são de grande qualidade e muito dignificam o nosso setor, pelo que estão todos, empresas e autores, de parabéns.

Numa noite de premiados, é importante também salientar a essência do troféu dos prémios StonebyPORTUGAL- O testemunho, também conhecido como tarolo ou carote é o nome dado a uma amostra do solo da pedreira que se obtém através de perfuração com sonda rotativa, uma metodologia de prospeção que está na base económica de todo o setor. Este troféu remete-nos para a essência do nosso setor, a nossa origem. Representa as cores, texturas e a qualidade das pedras de todo o país, onde cada camada encaixada meticulosamente revela não só um momento geológico, mas também um testemunho da nossa história.

A gala STONEBYPORTUGAL é promovida pela ASSIMAGRA, com o apoio do Compete2020/Portugal2020 através do FEDER.

 

FaLang translation system by Faboba