Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

SETOR APRESENTA AGENDA MOBILIZADORA AO PRR

O dia 30 de setembro foi marcado com a apresentação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de uma Agenda Mobilizadora para a Pedra Natural nos termos do convite à Manifestação de Interesse lançado pelo IAPMEI para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial (Aviso N.º 01/C05-i01/2021).


O consórcio constituído pelo setor da Pedra Natural, liderado pela ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, integra uma agenda consolidada, constituída por 49 parceiros, designadamente 2 associações das quais a ASSIMAGRA, o Cluster dos Recursos Minerais, 22 empresas de Pedra Natural, 15 entidades do sistema IDI, 9 empresas tecnológicas e 2 entidades públicas de interface.


A Agenda Mobilizadora intitulada SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL junta todos estes agentes do setor em prol de uma verdadeira mobilização para a competitividade e internacionalização da Pedra Natural.


Este concurso de ideias visa identificar as reais oportunidades de investimento e capacidades de execução, bem como os pactos de inovação e os projetos mobilizadores a apoiar no âmbito da Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial. As Agendas Mobilizadoras ou Agendas Verdes para a Inovação Empresarial visam consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal, contribuindo para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base em I&D, na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva.