Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

EXPORTAÇÕES | JANEIRO MANTÉM A TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO DO SETOR

Os dados provisórios disponibilizados pelo INE, relativos ao desempenho do mês de janeiro de 2022, mostram que o setor mantém a tendência de crescimento das exportações com que se fechou o ano de 2021. De facto, quando comparado com o homólogo de 2021, janeiro apresenta um crescimento em volume de negócio internacional de 21,72%, com mais de 435 milhões de euros transacionados. A este volume de negócio correspondem a mais de 164 mil toneladas de produto, com um crescimento de 8,71%, face ao mesmo mês do ano transato. O preço médio por tonelada de produto, quando comparado com janeiro de 2021, cresce quase 12%, no entanto, face aquilo que foram os preços praticados a tendência de crescimento também se mantém, ou seja, face ao encerramento provisório de 2021, o valor do preço médio da tonelada de produto cresce 7,8%, mantendo uma tendência positiva de valorização do produto.

O mercado europeu mantém-se na liderança do destino dos produtos de pedra natural portuguesa, mantendo, sensivelmente, o mesmo rácio, relativamente às exportações para fora da união europeia.

Os mercados destino das exportações voltar a estar liderados pela França, com um crescimento de 4,9%, em volume de negócio, face ao homólogo de 2021, seguido da China, com um crescimento de 11,8%. Em ambos os mercados existe uma variação negativa da quantidade de produto exportada o que faz com que se verifique um aumento do preço médio da tonelada em 24,5% e 23,5%, respetivamente. Seguem-se a Espanha, Alemanha e Reino Unido, com crescimentos bastante robustos. A Espanha e a Alemanha crescem na casa dos 48% em volume de negócio , enquanto que o Reino Unido cresce na casa dos 27%. Nestes 3 mercados a variação da quantidade de produto também é positiva, com crescimentos de 47% para a Espanha, 25% para a Alemanha e de 6% para o Reino Unido. Destes 3 mercados apenas a Espanha apresenta uma variação negativa no preço médio da tonelada exportada ,com uma quebra de 0,21%. Já a Alemanha e o Reino Unido crescem na ordem dos 17% e 19%, respetivamente.

Este foi o melhor mês de janeiro para o período em análise (2016-2022), superando 2019 e 2021, que até à data tinham sido aqueles que melhor desempenho tinham apresentado.

Para mais detalhes, descarregue o Boletim Mensal da Estatística do Comércio Internacional.

 

FaLang translation system by Faboba