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EXPORTAÇÕES | SETOR MANTÉM TENDÊNCIA POSITIVA PARA MELHOR REGISTO DE SEMPRE

Já com dados de novembro de 2022, ficando apenas a faltar 1 mês para o encerramento do ano comercial, o setor continua a apresentar dados provisórios que apontam o crescimento e o registo de mais um ano recorde. Em 11 meses o setor exportou mais de 459 milhões de euros, com um crescimento de volume de negócio internacional de 14,50% quando comparado com o homólogo de 2021. A valorização do produto continua a crescer, para valores superiores a 20%, com registos de exportação para 117 países.

Apesar do ligeiro abrandamento, o setor continua a apresentar um crescimento com um volume de negócio 13,79% superior ao seu homólogo, com mais de a 459 milhões de euros exportados. A quebra nas quantidades exportadas continua a acentuar-se, registando -5,80%, quando comparadas com novembro de 2021, o que, mesmo não sendo a única variável a contribuir, reforça o desempenho na valorização do produto exportado, com uma taxa de crescimento de 20,80%, em relação ao mesmo período de 2021. À exceção da China, quase todos os países do top 10 dos destinos das exportações de pedra natural, apresentam crescimentos em volume de negócio, nas quantidades exportadas e na valorização do produto, exceção feita para o caso da Irlanda, que apresenta uma quebra na valorização do produto de 4,43%. Face ao homólogo de 2021, estes 11 meses de 2022, apresentam, em volume de negócio, de mais 55 milhões de euros, tendo sido exportadas 1 904 mil toneladas de produto.

O mercado europeu mantém-se na liderança, com um rácio de 57,9 % face ao total exportado mundialmente, e o setor apresenta registo de exportações para um total de 118 países. Apontam-se ainda quebras em volume de negócio para os PALOP e países da OPEP, no valor de -2,70 e de -7,62%, respetivamente. O mercado extra União Europeia é aquele que mais valoriza o produto, com uma taxa de crescimento de 34,84%, face aos 11,42% registados para os países da união Europeia.

Os destinos das exportações continuam a ser liderados pela França, com um crescimento de volume de negócio superior a 10%, a que correspondem 0,06% de aumento nas quantidades de produto exportado. Segue-se a China, com uma queda em volume de negócio de 34%, acompanhada de uma quebra superior a 39%, na quantidade de produto exportado. Nos dez primeiros mercados destino, este é o único país a apresentar uma retração no seu desempenho e que corresponde a menos quase 29 milhões de euros em volume de negócio, face a 2021. Em terceiro lugar, surge a Espanha, com um crescimento do volume de negócio na casa dos 33%, acompanhado pelo aumento da quantidade de produto de 16,58%. No top 10 dos destinos, à exceção da China, todos os países apresentam crescimentos substanciais, onde se destacam a Irlanda, com 52%, a Suécia, com 49,35%, a Bélgica, com 43,81%, e a Espanha com 33,98%. Os restantes países apresentam todos crescimentos bastante robustos, sempre com valores de dois dígitos de crescimento. Destaca-se a Índia pela queda, tendo saído dos 10 primeiros destinos, situando-se atualmente no 11º lugar do ranking. 

Em relação à valorização de produto, nos dez primeiros destinos, todos os países apresentam crescimentos, destacando-se os Países Baixos, com 20,20%, a Alemanha, com 17,93%, a Bélgica, com 11,10% e a Espanha, com 14,92%. O crescimento mais comedido, ainda que bom, é o do Reino Unido, com 4,25% face a preços do mesmo mês de 2021.

Este novembro, apresenta-se como o melhor mês de novembro de todo o período em análise.

Para mais detalhes, descarregue o Boletim Mensal da Estatística do Comércio internacional.

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