Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

EXPORTAÇÕES DE PEDRA NATURAL ARRANCAM ANO COM CONTRAÇÃO NO PREÇO MÉDIO DE PRODUTO



Em março de cada ano civil, é publicada a informação estatística, ainda que provisória, dos dados relativos ao desempenho do comércio internacional do mês de janeiro. Os dados de 2021, quando comparados com o homólogo de 2020, mostram um crescimento do volume de negócio internacional na ordem dos 1,8% em valor, e cerca de 66% em quantidade exportada, contudo, a enorme diferença de crescimento entre estes dois indicadores, tem como consequência, uma forte baixa de preço médio por tonelada exportada, a qual apresenta uma quebra na ordem dos 39%. Ainda assim, estes valores, quando comparados com os dados de encerramento do ano de 2020, revelam uma subida no preço medio por tonelada de 192,58 €/Ton, o que faz com que apesar da queda indicada pela comparação com o homólogo, os preços ainda se situem 12,35% do preço médio praticado no ano passado.



Globalmente, em janeiro de 2021, exportaram-se mais 500 mil euros e 86 mil toneladas de pedra natural que em janeiro de 2020. Os maiores crescimentos em valor situaram-se nos mercados fora da União Europeia, com uma subida de quase 8%, enquanto que os mercados intra União Europeia sofreram uma retração de quase 2,9%. As quebras de preço por tonelada são substanciais, conforme já indicado e tanto o mercado europeu como o extra europeu contribuíram de forma expressiva para este desempenho, com maior preponderância para este último.

Os nossos principais mercados destino continuam a ser a França, China, Espanha, Alemanha e Reino Unido. França continua a ser o nosso principal mercado em termos de valor, ainda que apresente uma quebra na ordem dos 9%, seguida da China, esta sim com um crescimento do valor, de 26% e de quantidade em 127%. Os restantes mercados destes cinco primeiros lugares todos crescem, exceto a Espanha, com uma quebra de 27%.



O mês de janeiro de 2021 encontra-se entre os melhores meses dos últimos anos, superado apenas pelo excecional ano de 2019. Para mais detalhes, descarregue o Ficheiro Mensal com a Estatística do Comércio Internacional.

Complementarmente aos dados estatísticos relativos ao comércio internacional da Pedra Natural Portuguesa, apresentamos abaixo uma Síntese de Conjuntura nacional.

FaLang translation system by Faboba