Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

BREXIT: MARCAÇÃO DE BENS NO MERCADO BRITÂNICO: CE OU UKCA?

O Governo britânico anunciou recentemente que irá prolongar até 1 de janeiro de 2023 a aceitação da marcação CE para efeitos de colocação dos bens oriundos da UE no mercado do Reino Unido.

Isso significa que todos os setores exportadores, para o mercado britânico  (o que inclui o nosso setor de atividade) têm agora mais um ano além da data inicialmente prevista, de 1 de janeiro de 2022, para se preparar para usar a marcação UKCA.

A lista completa de todos os setores cobertos pela marcação UKCA pode ser encontrada aqui, segundo a qual os produtos do nosso setor (Construction Products) são abrangidos pela marcação UKCA segundo algumas regras específicas.

A marcação UKCA (United Kingdom Conformity Assessment) comprova que todos os requisitos exigidos a um determinado bem foram cumpridos, tendo por base a legislação britânica, e que esse bem pode ser colocado no mercado do Reino Unido. Poderá encontrar mais informação sobre a marcação UKCA aqui.

Com o objetivo de ajudar as empresas a melhor compreender esta nova situação, o governo britânico irá realizar um webinar, na próxima quinta-feira, 2 de setembro, às 14h. O vídeo do evento será publicado em visualização livre no site www.gov.uk

 

FaLang translation system by Faboba