Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

ASSIMAGRA APRESENTA EXPOSIÇÃO STILL MOTION EM MILÃO

Still Motion apresenta em Milão uma série de trabalhos originais concebidos por cinco estúdios internacionais de design gráfico e produzidos em pedra portuguesa.

Trata-se de uma exposição que tem como participantes os designers ingleses Ian Anderson e Jonathan Barnbrook, a dupla baseada em Nova Iorque constituída pelo austríaco Stefan Sagmeister e pela norte-americana Jessica Walsh e os portugueses Pedro Falcão e Jorge Silva, com atelier em Lisboa, e que é comissariada por Guta
Moura Guedes, curadora e presidente da experimentadesign.

Still Motion explora o potencial e a diversidade da pedra portuguesa, em particular a riqueza das suas características mais visuais, como textura e tonalidade, tendo em conta também o seu comportamento fisico-mecânico. Parte do desafio de experimentar e aplicar esta matéria, endereçado a uma área de projecto onde é pouco usual fazê-lo – o design gráfico. Tendo como base uma selecção de mármores e calcários portugueses, as peças originais resultantes apresentam cruzamentos de ideias muito diversas: desde a aplicação da pedra em painéis de sinalética, a uma utilização da matéria que apela a reminiscências históricas do seu uso como base para uma tipografia específica, ou a alusões mais irónicas e políticas, que tocam o campo da arte.

Os designers apropriaram-se das técnicas de trabalho da pedra, das mais tradicionais às mais tecnológicas, aplicada às especificidades do design gráfico, como a técnica de embutidos em pedra com corte a jacto de água de alta precisão ou a da gravação feita com tecnologia laser. Os acabamentos aplicados à superfície de cada obra são também decisivos no aspecto da materialidade, dando texturas, cores, brilhos e reflexos muito diversificados.

Os 20 trabalhos originais produzidos pelas empresas Dimpomar, LSI Stone e Mocapor, estão expostos pela primeira vez em Milão, na Triennale di Milano, um espaço incontornável da vida cultural italiana, tendo uma segunda apresentação agendada para Londres, no Victoria and Albert Museum, no próximo mês de Setembro.

Esta exposição enquadra-se no Projeto Primeira Pedra, co-financiado Pelo Portugal2020 no âmbito do Compete2020, através do FEDER.

FaLang translation system by Faboba