Recursos Minerais de Portugal

MÁRMORES ALENTEJANOS EM DESTAQUE EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DOS COCHES ATÉ SETEMBRO

A Exposição Primeira Pedra, promovida pela ASSIMAGRA, está aberta ao público, no Museu dos Coches até ao dia 25 de Setembro, de Terça a Domingo. Conta com 74 obras originais em pedra portuguesa desenhadas por 36 autores de 15 países, de onde se destaca a presença dos Mármores Alentejanos.

As obras expostas são feitas pela indústria e por artesãos nacionais, representando também as mais variadas pedras provenientes de múltiplas regiões portuguesas. Os trabalhos são resultantes de uma dinâmica entre criadores e pessoas e empresas que os produziram. Em cada um, existe uma perspetiva diferente e existe também a representatividade das regiões. É um desafio direcionado às artes plásticas, arquitetura e ao design e ao seu poder transformador.

O Mármore Alentejano não é exceção e marca a sua presença, fazendo parte do conjunto de peças destacadas para a mesma. Confirma, uma vez mais, que tem todos os requisitos para ser reconhecido como pedra património mundial. Do mais puro branco, aos rosas, azuis e tons negros, estão representados variadíssimos tipos de mármore alentejano na exposição, evidenciando que a sua qualidade é distinguida de todos os outros, precisamente pela sua beleza e excelência ornamental.

“É uma promoção da pedra portuguesa da forma mais nobre, mais inteligente e mais eficaz que há. é possível fazer-se arte no mundo do melhor que há no mundo (…)” dita o presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, na Inauguração da Exposição no passado dia 23 de Junho.

A exposição Primeira Pedra e o complexo museológico bem célebre do Museu dos Coches, fazem a perfeita fusão de uma multiplicidade de diálogos entre passado, presente e futuro, aproveitando também o espaço da melhor maneira, quer na grande praça, quer nos espaços interiores. Para mais informações sobre a exposição, consulte aqui

Sobre a ASSIMAGRA

A ASSIMAGRA é uma associação portuguesa privada, sem fins lucrativos, fundada em 1964, que representa a indústria dos recursos minerais de Portugal e que tem orientado a sua intervenção na promoção dos recursos minerais portugueses, com vista a alargar a sua economia, reconhecimento social e cultural, fundado em princípios e valores que sempre proporcionam sustentabilidade e equilíbrio no ambiente onde estão inseridos

. Incentivar a inovação e a qualificação empresarial, apoiar os mercados externos, as políticas de planeamento e ordenamento do território, melhorar as competências e as condições de trabalho, valorizar as boas práticas profissionais, a autorregulação no sector e a promoção nacional e internacional da pedra portuguesa são práticas e competências específicas da associação - que atualmente tem mais de 240 PME associadas - cujas aptidões têm sido reforçadas, ano após ano, ao longo dos seus mais de 50 anos de história.

In: Campanário