Primeira Pedra II

Projeto internacional de pesquisa experimental que alia design, inovação e qualidade

Acompanhe o projeto em www.primeirapedra.com

 

PROJETO N.º37673 (POCI-02-0752-FEDER-037673)

APOIO NO ÂMBITO DO SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS – INTERNACIONALIZAÇÃO

PROGRAMA OPERACIONAL: PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

DESIGNAÇÃO DO PROJETO: PRIMEIRA PEDRA II

INVESTIMENTO TOTAL: 1.615.736,40 €

APOIO FINANCEIRO DA UE/FEDER: 1.373.375,94 €

DATA DE INÍCIO: 01-10-2018

DATA DE APROVAÇÃO: 24-10-2018

DATA DE FIM: 30-09-2020

LOCALIZAÇÃO DO PROJETO (NUTS II): NORTE: 30,00%; CENTRO: 45,00%; ALENTEJO: 25,00%

 

SÍNTESE DO PROJETO

Primeira Pedra é um programa internacional de pesquisa experimental que explora o potencial da Pedra Portuguesa. Centrado nas características físico-mecânicas e estéticas absolutamente únicas dos vários tipos de Pedra que compõem a paisagem geológica de Portugal, Primeira Pedra junta a produção ao design através do desenvolvimento de utilizações inovadoras deste material singular, enaltecendo assim a sua qualidade e a ampla indústria nacional que está ligada à sua extracção e transformação.

Ao longo de 2016 e 2017, Primeira Pedra concretizou 3 grandes projetos de investigação e desenvolvimento – Resistance, Still Motion e Common Sense – que se materializaram através de exposições e apresentações em Veneza, Milão, Weil am Rhein (Basileia), São Paulo, Londres e Nova Iorque. Convidando alguns dos nomes nacionais e internacionais mais sonantes das áreas do design e arquitetura, estes projetos posicionam-se como uma homenagem à extraordinária versatilidade desta matéria-prima intemporal.

Permanecendo fiel ao seu objetivo de revelar as possibilidades da Pedra Portuguesa, juntamente com a realidade sociocultural que a sua indústria integra, Primeira Pedra está a desenvolver novos projetos até 2020 com mais arquitetos e designers, ampliando também o seu campo de acção através da integração de artistas. Focando todas as etapas e dimensões deste material e o seu impacto no meio ambiente, estes novos projetos exploram abordagens pouco convencionais, reinventando a pedra através do uso de outros materiais e conceitos alternativos.

O projeto consistirá num conjunto de ações de promoção coletivas num novo paradigma e em mercados específicos para a Pedra Natural, capazes de induzir efeitos sustentáveis na internacionalização deste setor de atividade. Através de uma grande campanha de comunicação internacional assente na associação da pedra portuguesa a novos protagonistas do design, das artes plásticas e da arquitetura, será reforçada e amplificada a trajetória de diversificação das exportações e de produto, iniciada com a primeira edição do projeto PRIMEIRA PEDRA.

PROJETOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS
Estes projetos serão apresentados em Londres, Veneza/Verona, Paris e EUA, culminando numa exposição retrospetiva em Lisboa que irá apresentar todos os projetos e peças que foram desenvolvidas no âmbito deste programa até à data.

MINT STREET/LONDRES

Composta inteiramente por mármore português, Mint Street é uma instalação exterior permanente concebida pelo designer de produto Michael Anastassiades. Localizada na freguesia londrina de Southwark, possui uma forte componente de consciencialização ambiental, sendo que utiliza o excedente que resulta da extração do mármore e que é normalmente rejeitado e deixado nas pedreiras. Através da junção de vários tipos diferentes de pedra, o resultado produz um efeito que cria um tapete de pedra, contribuindo para a paisagem urbana do Mint Street Park e a sua envolvência.

Inaugurada no dia 31 de Outubro de 2018, Mint Street é uma ação dirigida para o posicionamento premium da pedra nacional e o resultado de uma parceria entre o programa Primeira Pedra e o London Design Festival, integrando a sua série icónica de Landmark Projects. O projeto foi também viabilizado através do apoio do Arts Council England e do Southwark Council, juntamente com o Turismo de Portugal, a AICEP e a Embaixada de Portugal no Reino Unido.

 

VENEZA/VERONA

Apresentar o programa Primeira Pedra e os documentários já produzidos numa conceituada feira dirigida à indústria internacional de pedra natural. Uma intervenção que espelha todo o processo da produção de peças em pedra portuguesa e a industria associada, mostrando-a através de uma exposição de projetos desenhados por grandes nomes do design, artes plásticas e arquitetura internacionais.

Complementarmente, o projeto inaugurou Expanded, uma exposição que apresenta criações originais de Carsten Höller, Julião Sarmento e Marina Abramović, conceptualizadas para o espaço público e exposta em Veneza de 10 Maio a 24 Novembro 2019 durante a 58ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza.

As obras desenhadas exploram, de uma forma ou outra, a nossa percepção de espaço, escala, tempo e lugar, assim como a possibilidade de expandirmos as nossas limitações culturais auto-impostas. Produzidas em pedra, uma matéria-prima milenar, partilham um elemento unificador que lhes proporciona uma dimensão de profunda verdade, intemporalidade e resiliência, contrariando o caos e superficialidade do mundo contemporâneo.

Inseridas nos jardins da Fondazione Giorgio Cini, imersas na natureza e expostas em conjunto, estas obras proporcionam aos visitantes momentos de experimentação e confrontação, sublinhando o valor da arte e cultura em espaços públicos.

 

PARIS

Apresentação de peças novas do programa Primeira Pedra em Paris, num espaço de referência cultural, durante a Maison&Objet – uma das “design weeks” de referência internacional no que toca à decoração, design de interiores e arquitetura.

EUA

Ação dirigida para divulgar as inovações obtidas com os programas Primeira Pedra, através de uma conferência e debate com alguns dos seus protagonistas. A conferência terá lugar nos EUA durante a COVERINGS, a feira de pedra natural mais importante e com maior alcance na América do Norte, recorrendo-se a oradores de grande referência mundial no sentido de ligar a pedra portuguesa a dois contextos distintos: às componentes culturais e de opinion makers (posicionamento) e às componentes mais ligadas ao mercado e às vertentes comerciais, representando o cluster nacional na sua plenitude.

 

AÇÕES EM PORTUGAL

 
Grande Conferência Internacional

Este evento, será o culminar do programa Primeira Pedra e da sua atividade de disseminação, promoção, inovação e internacionalização da pedra portuguesa com a criação de um grande momento dedicado à importância da pedra enquanto material e da sua industria. Um evento que soma uma exposição com todas as peças originais produzidas ao longo dos 4 anos (primeira e segunda edição dos projetos), uma performance coletiva de videomapping que explora todo o processo e uma grande conferência internacional sobre a pedra em geral, sobre o programa, o seu alcance internacional e o seu legado para o futuro.

O desenvolvimento de um grande evento de escala internacional que gera uma elevada cobertura e publicação em meios de comunicação e imprensa especializada irá permitir (i) a divulgação da pedra portuguesa a visitantes provenientes de todo o mundo; (ii) o reconhecimento e associação internacional da imagem de Portugal à qualidade e sustentabilidade dos bens e serviços produzidos pela indústria da pedra nacional; (iii) destacar as capacidades tecnológicas avançadas utilizadas em Portugal; (iv) a convergência de participantes profissionais e criativos de renome internacional para falarem sobre as possibilidades proporcionadas pelo programa Primeira Pedra e sobre o futuro do uso da pedra portuguesa nas mais variadas áreas; (v) a consolidação da pedra portuguesa como um material de elevada qualidade e desejável em todos os mercados relevantes, tanto a nível nacional como internacional, e ainda (vi) o posicionamento de Portugal como espaço de referência mundial para a discussão e a inovação na área da pedra e da sua indústria.

Documentário para TV

A disseminação da pedra portuguesa, o programa Primeira Pedra e os outputs dos seus projetos de uma forma clara e concisa, através das perspetivas de algumas das mentes criativas mais brilhantes; enfatização das questões de sustentabilidade que afetam a indústria de extração e produção; chegar a um público alargado, conseguindo assim trespassar o alcance já extremamente considerável do website e das apps, adicionando assim mais uma forma de dar a conhecer o universo da pedra portuguesa; a promoção da internacionalização da pedra portuguesa, da sua indústria e da capacidade de inovação através da divulgação do documentário em vários canais, fóruns, feiras, museus e exposições internacionais.

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

 
Website

Com a criação do site Primeira Pedra www.primeirapedra.com, a pedra portuguesa adquiriu um espaço de comunicação e posicionamento privilegiado na internet que não deverá perder. Para não perder o seu interesse toda a área relativa às histórias da pedra portuguesa e à utilização da pedra portuguesa terá de ser editorialmente trabalhada.

Nesta segunda edição, continuar-se-á a aumentar a comunicação massiva das potencialidades e características únicas da pedra portuguesa, garantindo a evolução de uma plataforma digital de fácil acesso a todos. Sensibilizar profissionais para a utilização e para as especificidades técnicas da pedra portuguesa; fortalecer a sua presença e destaque junto de meios de comunicação e líderes de opinião internacionais; desenvolver o trabalho de renovação de imagem da pedra portuguesa, aproximando-a do grande público e sublinhando as suas qualidades e a sua utilidade em diferentes contextos; continuar a dar a conhecer os projetos desenvolvidos no âmbito do programa Primeira Pedra, divulgando-os de uma forma constantemente atualizada., são os grandes objetivos da página web do projeto.

 

Aplicações Digitais

A segunda edição de projecto terá como objetivos potenciar a evolução e continuar o desenvolvimento das 2 apps criadas no âmbito do programa Primeira Pedra (Portuguese Stone, First Stone); expandir as áreas de ação de cada uma das apps, focando-as cada vez mais para os seus públicos alvos; evidenciar as valências e a utilidade das apps, tanto separadamente como em conjunto, utilizando-as como veículos contemporâneos para a disseminação, inovação e internacionalização da pedra portuguesa no universo digital internacional.

Para tal serão identificados os mercados alvo e clientes potenciais através da análise do “back office” das apps, permitindo dirigir a comunicação da pedra portuguesa de forma customizada e de acordo com as características dos consumidores. Possibilitará o acesso a toda a informação sobre a pedra portuguesa de forma portátil e sem acesso à internet, facilitando o seu uso em contextos profissionais e de apresentação; aumento da divulgação comercial da pedra portuguesa num contexto internacional.

Livro Premium projeto

As edições impressas continuam a ter um enorme papel na divulgação, partilha de conhecimento e capacitação para a internacionalização e posicionamento das várias atividades humanas. No caso concreto é imperativo fazer-se o registo em “print”, sob a forma de um livro bilingue, que possa constituir-se como elemento de divulgação premium da pedra portuguesa.

Assim, o projeto irá publicar um livro sobre os projetos desenvolvidos durante os dois programas da Primeira Pedra; consolidar os programas e os seus outputs numa obra que será uma referência incontornável em qualquer tipo de abordagem ao tema da pedra portuguesa; efetuar a sua distribuição em Portugal e no estrangeiro, contribuindo para a internacionalização da pedra portuguesa e da sua indústria.

Este é um Projeto do Cluster dos Recursos Minerais