INTERSTONE

Reforço da capacidade competitiva das empresas portuguesas

NOME DO PROJETO: INTERSTONE 2017/2018

PROJECTO N.º: 26344 (POCI-02-0752-FEDER-026344)
APOIO NO ÂMBITO DO SISTEMA DE INCENTIVOS: PROJETOS CONJUNTOS – Internacionalização
PROGRAMA OPERACIONAL: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
CUSTO TOTAL DO PROJETO ELEGÍVEL: 4.047.624,00 €
INCENTIVO NÃO REEMBOLSÁVEL (APOIO DA EU): 2.172.855,41 €
DATA DE INÍCIO: 01-01-2017
DATA DE FIM: 31-12-2018
LOCALIZAÇÃO DO PROJETO (NUTS II):
                    Norte: 10,53 %
                    Centro: 36,84 %
                    Lisboa: 5,26 %
                    Alentejo: 47,37 %

 

SÍNTESE DO PROJECTO

Enquadrado no PORTUGAL2020, Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização (POCI), a ASSIMAGRA está a desenvolver o projeto conjunto INTERSTONE 2017/2018 (POCI-02-0752-FEDER-026344).

Como projeto de continuidade, este procura reforçar o esforço de melhoria das capacidades competitivas das empresas portuguesas do subsector da Pedra Natural, centrando a sua atuação na participação conjunta nas maiores Feiras Internacionais do setor, na participação em alguma feiras que não sendo mas maiores são importantes para a Pedra Natural Portuguesa, na procura ativa e participação em feiras de novos mercados ou mercados com potencial de crescimento e por último na organização de missões conjuntas. Para além destas atividades serão também desenvolvidas um conjunto de ferramentas operacionais e estratégicas que contribuirão, paralelamente, para o reforço da capacidade competitiva das empresas Portuguesas e da Pedra Natural Portuguesa.

OBJECTIVOS E RESULTADOS

O projeto pretende contribuir para a melhoria da competitividade da indústria, melhoria da imagem das empresas, seus produtos e serviços, deverá contribuir para novas oportunidades de negócio e para uma maior capacidade de estabelecimento de parcerias entre empresas, através da participação conjunta nas maiores feiras internacionais do sector e na realização de missões.

O projeto assentará sobretudo na promoção de ações de participação coletiva em feiras, sendo as ações previstas para os mercados de:

  • Itália (MARMOMAC 2017 e 2018);
  • China (XIAMEN 2017 e 2018);
  • Estados Unidos da América (COVERINGS 2017 e 2018);
  • Brasil (VITÓRIA 2017 e 2018);
  • Canadá (STONEX 2018);
  • Colômbia (EXPOCAMACOL 2018).

Para além da participação nestes certames prevê-se a organização de missões empresariais, com o objetivo de que estas, contribuam para o reforço da notoriedade da marca das empresas. Paralelamente a associação deverá manter uma estratégia de promoção genérica e conceptual dos materiais portugueses e da marca “Portugal” como fator diferenciador da capacidade competitiva das empresas portuguesas do setor.

Será ainda um conjunto de ações com vista a dotar o setor de ferramentas que reforcem a sua competitividade e potenciem a sua agressividade comercial como os Estudos de Mercado da Canadá e Singapura, o Estudo Comparativo de Pedra Portuguesa, que compara os materiais concorrentes com os de origem portuguesa, bem como de uma aplicação móvel que permita maior disponibilidade de informação sobre os nossos materiais junto de utilizadores e prescritores dos mesmos, também serão trabalhados um conjunto de casos de estudo sobre a aplicação de produtos de materiais portugueses, e por fim mas não menos importante um manual de boas praticas sobre participação em ações coletivas que contribua para um maior aproveitamento do investimento em ações de promoção internacional.

A participação conjunta nos maiores eventos internacionais para o sector é uma vantagem que a ASSIMAGRA apresenta a todos os seus associados.

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Caso tenha interesse em participar em algumas destas atividades entre em contacto connosco rapidamente uma vez que o número de participantes é limitado em cada uma das atividades previstas.

A Ficha Técnica de Projeto pode ser consultada/descarregada clicando aqui.

Este é um Projeto do Cluster dos Recursos Minerais