INTERSTONE 2019/2020

Reforço da capacidade competitiva das empresas portuguesas
 

DESIGNAÇÃO DO PROJETO: INTERSTONE 2019/2020

PROJECTO N.º: 38085 (POCI-02-0752-FEDER-038085)
APOIO NO ÂMBITO DO SISTEMA DE INCENTIVOS: PROJETOS CONJUNTOS – Internacionalização
PROGRAMA OPERACIONAL: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
INVESTIMENTO TOTAL DO PROJETO ELEGÍVEL: 4.429.958,41 €
INCENTIVO NÃO REEMBOLSÁVEL (APOIO FINANCEIRO DA EU): 2.397.164,99 €
DATA DE INÍCIO: 01-11-2018
DATA DE FIM: 31-10-2020
LOCALIZAÇÃO DO PROJETO (NUTS II):
                    Norte: 10,81 %
                    Centro: 40,54 %
                    Lisboa: 2,70 %
                    Alentejo: 45,95 %

 

SÍNTESE DO PROJECTO
Enquadrado no PORTUGAL2020, Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização (POCI), a ASSIMAGRA está a desenvolver o projeto conjunto INTERSTONE 2019/2020 (POCI-02-0752-FEDER-038085).

Como projeto de continuidade, o INTERSTONE 2019/2020 procura reforçar o esforço de melhoria das capacidades competitivas das nossas empresas, através da oferta de condições propícias a que o acesso aos mercados possa ser feito através do projeto conjunto da ASSIMAGRA. Este reflete a continuidade da estratégia para a promoção e competitividade, que a ASSIMAGRA tem vindo a liderar com resultados demonstrados, continuando a mobilizar dezenas de empresas e agentes do setor para este esforço continuo da competitividade externa.

OBJECTIVOS E RESULTADOS
A ASSIMAGRA assume, como principal objetivo na sua relação com as empresas (conta com mais de 200 associados), a criação de iniciativas/ações orientadas para aumentar a competitividade nas empresas e nos territórios onde se inserem que, no caso concreto, são na sua grande maioria territórios de baixa densidade.

Tem procurado ao longo dos anos reforçar as suas competências, a partir do ano 2000 a Associação inicia a promoção de projetos de internacionalização mais abrangentes. Desde essa altura que a ASSIMAGRA lidera a participação de empresas portuguesas em diversas ações como a MARMOMACC, em Itália, ação exclusivamente dedicada ao setor da Rocha Ornamental e o Big 5 Show, no Dubai e participa em ações lideradas por outras associações setoriais como a Coverigs, nos EUA, a Mosbuild, na Rússia e a Interbuild em Londres, entre muitas outras. A ASSIMAGRA aderiu ao CLUSTER DA PEDRA NATURAL, em 2008 (agora CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS) e as suas ações de internacionalização começaram a representar este eixo estratégico dos seus planos de ação. Com o início dos projetos INTERSTONE, verifica-se o assumir de uma estratégia própria com vista ao reforço da capacidade competitiva das empresas e da valorização dos seus produtos.

A estratégia apresentada neste projeto contribuirá para o reforço da capacidade exportadora das empresas portuguesas do setor dos recursos minerais, incidindo sobre aspetos da sua competitividade internacional, visando o conjunto de ações propostas no INTERSTONE 2019/2020, aumentar a notoriedade das empresas e dos seus produtos e serviços nos mercados internacionais, contribuindo por essa via para o crescimento das exportações de bens e serviços do Cluster dos Recursos Minerais.

Este projeto apresenta um conjunto de ações inovadoras face aos anteriores, assinalando-se neste âmbito a participação nas edições de 2019 e 2020 da Feira Stone and Surface Saudi, no mercado da Arábia Saudita, assim como a retoma da participação na Stone+Tec, em 2020.

O projeto assentará sobretudo na promoção de ações de participação coletiva em feiras, sendo as ações previstas para os mercados de:

  • China (XIAMEN 2019 e 2020);
  • Estados Unidos da América (COVERINGS 2019 e 2020);
  • Stone & Surface Saudi (2019 e 2020);
  • Natural Stone Show (2019);
  • Itália (MARMOMAC 2019 e 2020);
  • Middle East Stone (2019 e 2020);
  • Canadá (STONEX 2018);
  • Stone+Tec (2020);
  • Colômbia (EXPOCAMACOL 2020).

 

Para além destas participações em feiras internacionais, será inda desenvolvido um conjunto de ações com vista a dotar o setor de ferramentas que reforcem a sua competitividade e potenciem a sua agressividade comercial como os Estudos de Mercado para o México e a Austrália, um reforço do Estudo Comparativo de Pedra Portuguesa, com a inclusão de mais tipos de Pedra Natural. ara além destas ferramentas está também previsto a produção do Anuário para 2019 e 2020 assim como o directório de empresas do nosso setor. Paralelamente será produzida a newsletter semestral “Shaped By Nature: Portuguese Stone“, a qual tem o objetivo de produzir conteúdos dirigidos aos prescritores.

Serão ainda realizados 2 seminários (2019 e 2020) tanto para apresentação das atividades, como para a apresentação de resultados e disseminação.

____________________

 

Caso tenha interesse em participar em algumas destas atividades entre em contacto connosco rapidamente uma vez que o número de participantes é limitado em cada uma das atividades previstas.

XIAMEN STONE FAIR 2019

Entre os dias 6 e 9 de Março de 2019, em Xiamen, na Província de Fujian, na China,  decorreu mais uma edição da feira Xiamen Stone Fair.

Considerado o maior evento do setor da Pedra Natural, em área, com um total de exposição de cerca de 180 000 m2, e cerca de 2 000 expositores. Este é também o maior evento relacionado com a Pedra Natural na Ásia.

Desde 2018 que a área de exposição atingiu os 180.000 m2, que foi organizada em 24 salas de exposição com áreas funcionais claras: Área de Pedra Chinesa, Área Interna, Área de Máquinas e Ferramentas e Área Internacional.

COVERINGS 2019

O projeto conjunto de internacionalização da ASSIMAGRA levou consigo 19 Empresas para Orlando, Florida nos Estados Unidos da América, no âmbito de mais uma participação conjunta na edição de 2019 da COVERINGS, que se realizou entre os dias 9 e 12 de Abril de 2019.

O mercado dos Estados Unidos da América tem vindo a acentuar a sua relevância para as empresas portuguesas apresentando taxas de crescimento muito significativas desde 2013, sendo que atualmente ocupa do 4o lugar como destino das exportações de Pedra Natural Portuguesa, com um volume de negócio de cerca de 22 milhões de euros (dados de 2018 do INE, ainda que provisórios), o que representa um crescimento de quase 9% em relação aos valores homólogos de 2017.

Esta é uma das 3 principais feiras mundiais para o setor da Pedra Natural, paralelamente à já realizada este ano Xiamen Stone Fair, no mês passado, e a sempre tradicional e importante MARMOMAC, a realizar em setembro.

Portugal, como tem vindo a ser habitual, aposta com uma presença forte, sendo que este ano conta ainda com as sinergias de fileira dos materiais de construção, através da participação de empresas como a Cimenteira do Louro, a KERION e a RECER, as quais acompanham também a comitiva, potenciando a instrumentalização dos projetos conjuntos de internacionalização.

De acordo com os dados da organização, este foi uma feira com quase 1.100 expositores e quase 500.000 m2 de espaço de exposição. Quase 27.000 profissionais de 90 países diferentes, o que representou um crescimento de 8,6% de crescimento.

MARMOMAC 2019

A feira MARMOMACC 2019, realizou-se em Verona, Itália, entre os dias 25 e 28 de Setembro deste ano e contou com uma presença Portuguesa muito forte, como não há registo. Participaram nesta edição 73 empresas Portuguesas, o que fez com que Portugal fosse a 4ª maior presença na feira, ficando apenas atrás da própria Itália, que estava “em casa”, da China e da Turquia, o que demostra uma agressividade comercial enorme, em relação aquilo que é a dimensão do próprio país, mas que está em linha com a importância que a Pedra Natural Portuguesa tem no panorama internacional do sector.

Este facto é um motivo de orgulho também porque o sector está a crescer ano após ano. As exportações de Pedra Natural Portuguesa crescem a um ritmo bastante superior aquilo que é a taxa média de crescimento das exportações Portuguesas e que se deve, essencialmente, ao esforço de promoção, de valorização e o empenho que as empresas, as nossas empresárias e empresários tem feito para que o esforço colectivo resulte.

Salienta-se ainda o facto de que nesta feira tivemos uma participação massiva dos granitos Portugueses, o que nos permite afirmar que hoje conseguimos apresentar uma capacidade de oferta totalmente diversificada, que vão desde os mármores, aos calcários, ao xisto e aos granitos Portugueses. Paralelamente e a acompanhar esta tendência, tivemos também uma presença fortíssima das nossas empresas de desenvolvimento de tecnologia para o sector.

A ASSIMAGRA na sua comitiva de participação conjunta nesta feira, apoiada pelo PORTUGAL2020 / COMPETE2020, levou consigo 39 empresas com oferta de materiais, produtos e tecnologia que compõem toda a diversidade de materiais, produtos e soluções existentes em Portugal.

As empresas que fizeram parte da comitiva da ASSIMAGRA através do seu projecto conjunto, foram as seguintes:

  • A Mocho, Lda;
  • S.G. – Construções e Granito, Lda;
  • Airelimestones – Extração e transformação de pedra natural;
  • António Galego & Filhos;
  • Blocking;
  • Campequipa, Lda
  • Cei – Companhia de Equipamentos Industriais;
  • Dimpomar – Rochas Portuguesas, Lda;
  • Eurogranipex;
  • Ezequiel Francisco Alves, Lda;
  • Farpedra – Exploração De Pedreiras, Lda;
  • Fravizel – Equipamentos Metalomecânicos, S.A.;
  • Frazão Mármores & Rochas de Alcanede, Lda;
  • Granetos – Mármores e Granitos, S.A.;
  • Granoguli – Extracção e Trasformação de Mármores, Lda;
  • Gravalima – Granitos do Vale da Lima, Lda;
  • Irmãos Silva & Teixeira, Lda.;
  • Mendes Nobre, Lda.;
  • Limeport – Natural Stone, Lda.;
  • Ludistones – Rochas Ornamentais e Transportes, Lda.;
  • Magratex – Mármores e Granitos para Exportação, Lda.;
  • Marcant – Mármores e Cantarias, Unipessoal, Lda.;
  • Marfilpe – Mármores e Granitos, S.A.;
  • Marmobaça;
  • Marmocazi – Indústria de Mármores, Lda.;
  • Mármores Ferrar, Lda.;
  • Mármores Galrão – Eduardo Galrão Jorge & Filhos, S.A.;
  • Mármores Rosal, Lda.;
  • Marsefal – Mármores Serrados de Fátima, Lda.;
  • Mocamar – Mármores de Alcanede, Lda.;
  • Moca Stone, S.A.;
  • Pedrantíqua – Pedras e Complementos Crâmicos, Lda.;
  • Plácido José Simões, S.A.;
  • Polimagra – Granitos, S.A.;
  • Sociedade de Mármores Central Transmontana, Lda
  • Solancis – Sociedade Exploradora de Pedreiras, S.A.;
  • Stone Forever – Comércio e Transformação de Rochas Ornamentais, Lda.;
  • Telmo Duarte – Comércio de Pedras Naturais, S.A.;
  • Transgranitos – Mármores e Granitos do Alto Tâmega, Lda.

Fica o vídeo da nossa participação e um forte agradecimento às nossas empresas, uma vez que estes sucessos apenas se conseguem com esforço, dedicação, empenho e trabalhando de forma colectiva.

Este é um Projeto do Cluster dos Recursos Minerais