FORMAÇÃO-AÇÃO PARA PME

SINTESE DO PROJETO

Enquadrado no PORTUGAL2020/Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização (POCI), a ASSIMAGRA está a desenvolver o projeto conjunto Formação-Ação PME n.ºPOCI-03-3560-FSE-000204. Este projeto, sustentado na Academia PME do IAPMEI, é financiado pelo Fundo Social Europeu no âmbito da Tipologia de Investimento Qualificação e Internacionalização das PME, no seu eixo III – Promoção da sustentabilidade e da qualidade do emprego (OT 8).

Com inicio a 19 de junho de 2017, e duração de 2 anos, tem como principais focos de atuação:

  • Aumento das competências de gestão dos empresários e gestores participantes para responder aos desafios dos processos de mudança e inovação;
  • Obtenção de melhorias no funcionamento, organização e competitividade das PME do sector dos recursos minerais, com evidências na resolução dos problemas diagnosticados.

 

TEMÁTICAS E OBJETIVOS DO PROJETO

O Projeto Formação-Ação para PME será desenvolvido em duas temáticas:

  1. Abordar e Atuar em Mercados Externos, com o objetivo de capacitar as empresas do setor para processos de exportação e internacionalização e para a consolidação da sua presença em mercados estratégicos, e;
  2. Inovação e Eficiência de Processos Produtivos, apoiando as empresas do setor a optimizar e melhorar os processos produtivos.

 

ATIVIDADES DE PROJETO

Para operacionalizar os objetivos previstos está prevista a realização de diversas atividades de entre as quais destacamos:

    1. Apoio na promoção e adesão das PME ao projeto, dentro dos critérios de seleção das empresas definidos pelo programa. Cada temática terá 16 PMEs.
    2. Diagnóstico e Definição do Plano de Desenvolvimento em cada PME, onde é definida a estrutura de formação-ação articulada com os workshops temáticos, consultoria e ação em cada empresa, fundamentada num diagnóstico realizado em cada PME, de acordo com a seguinte estrutura:

       Atividades

      horas

      dias semanas

      Workshop

      119

      17

      48

      Consultoria 78 24

      48

    3. Implementação do Plano de Desenvolvimento (ação de consultoria + formação), sendo que cada temática deverá contemplar 16 PMEs, num total de 1.367 horas de intervenção (1.248 horas de consultoria + 119 horas de formação interempresas). O modelo de intervenção segue a estrutura apresentada pelo IAPMEI e compreende três componentes workshops, consultoria e ação na empresa, a saber:
  • Workshops (Base da ação na empresa) – momentos estruturantes do processo formativo e aglutinadores das questões que preocupam as diferentes PME beneficiárias;

  • Ação na Empresa – Atividades que decorrem entre os workshops e correspondem a um planeamento definido para aplicação das metodologias e ferramentas abordadas em sala com outros colaboradores da empresa, para potenciar mudanças ao nível das práticas e dos resultados organizacionais:

  • Consultoria – conjunto de sessões de trabalho entre o consultor, o formando e outros colaboradores da empresa para orientar, aconselhar e apoiar nas qustões decorrentes da implementação do plano de acção.

    1. 4.  Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento, designadamente ao nível do apoio na definição, implementação e controlo das atividades a desenvolver, de acordo com o plano de ação, complementar aos workshops, garantindo a aplicabilidade dos temas à especificidade de cada empresa.
    2. O programa deverá ser estruturado em 8 Fases:                                                                                                                         1ª fase – Diagnóstico e Plano de Ação2ª à 8ª fase – Implementação: Aprendizagem de Gestão e Desenvolvimento do Plano de Ação.
    3. 5. Avaliação de resultados/Melhorias implementadas.

Localização Geográfica do Projeto

Norte / Centro / Alentejo

 

Projeto em parceria com:                                                                                                     Cofinanciado por:

 

 

 

 

Skills

Posted on

Maio 25, 2017