Assimagra

Portuguese Mineral Resources

IMAGINE

Já pararam para imaginar a vida humana, tal qual a conhecemos, sem os minerais?

Os recursos minerais acompanham desde sempre a nossa evolução enquanto civilização e todas as nossas conquistas. Eles são imprescindíveis e estão presentes na nossa vida.

«IMAGINE» desafia-te a olhares em teu redor e descobrires os elementos, com origem nos recursos minerais, essenciais à nossa vida. Dos materiais com que são feitas as nossas casas, às peças de joalharia e roupa que vestimos, aos indispensáveis telemóveis e computadores e à energia que os alimenta, até aos diferentes meios de transporte, ou nas estradas e nas pontes que percorremos, mas também na alimentação, cosméticos e até no suporte à saúde, os minerais estão presentes e são essenciais.

Junta-te a este desafio e Descobre o Mineral que Há em Ti.

#imagine #discoverthemineralinyou #mineralsmakelife #beforeitsyourswemineit
#minerals #portuguesemineralresources #assimagra

Descobre o teu.

 

TELECOMUNICAÇÕES

A Tecnologia da Informação de Sistemas faz parte de nossas vidas diárias. A maioria de nós tem acesso a um computador e telemóvel, e muitos serviços dependem de computadores e outras formas de telecomunicação. Essas tecnologias requerem uma ampla gama de minerais e metais. Fios de cobre, isoladores de cerâmica, prensas de impressão de aço, conexões de ouro e chips de silício – são muitos dos componentes minerais e metálicos necessários para nossos sistemas de comunicação, como papel jornal, email ou satélites. Os metais berílio, cobre, chumbo e platina são usados ​​na tecnologia de comunicação moderna, bem como galena e lítio nas baterias que alimentam muitos de nossos novos dispositivos de comunicação móvel. Ítrio, európio, gadolínio, érbio, túlio, itérbio, lutécio são usados ​​em TVs a cores; tântalo e tório em lentes de câmaras fotográficas; e prata em filme

JOALHARIA

Ouro e prata foram explorados por milénios, apreciados por sua beleza, bem como por suas valiosas propriedades de resistência e maleabilidade.

Elementos diferentes podem ser encontrados também em pedras preciosas – berílio na esmeralda; escândio em águas-marinhas; e zircónio em gemas de zircão. Hoje em dia, as joias da moda são feitas de platina.

Cobre e latão estão entre os metais mais usados ​​para criar jóias finas. A beleza cintilante do vidro e do cristal é o produto da areia, sílica, chumbo e feldspato. O feldspato e o chumbo, juntamente com o lítio, são também materiais essenciais na criação de cerâmicas delicadas.

 

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Abrindo a porta para tecnologias de energia avançada

Os minerais são a espinha dorsal das tecnologias de energia renovável. Por exemplo, o cobre é usado nas ligações dos painéis solares e é um componente essencial das turbinas eólicas. Além disso, o cobre é usado nas baterias de lítio e nos cabos que alimentam veículos elétricos. Outro exemplo é o manganês, usado na liga de aço e também nas baterias de armazenamento de energia eólica e solar em veículos híbridos e elétricos. O gálio, índio e germânio são apenas mais alguns elementos de uma longa lista de metais usados para obter energia através de painéis solares.

 

MEDICINA

Protegendo a saúde, salvando vidas…

Sem minerais e metais, muitos dos dispositivos médicos que salvam vidas, e até mesmo medicamentos, dos quais médicos e pacientes dependem diariamente, deixariam de existir. Minerais como cobre, prata e ouro extraídos por todo o mundo são materiais cruciais na conceção de equipamentos e dispositivos médicos como é exemplo os dispositivos de tomografia computadorizada. Da mesma forma, o lítio é amplamente utilizado em pacemakers, desfibriladores e outros tipos de equipamentos eletrónicos portáteis. O titânio é usado em cirurgia ortopédica para instrumentos como placas ósseas, fios metálicos, varetas, parafusos … De facto, os minerais são essenciais para manter a população saudável

 

Como é que a indústria extrativa contribui para a saúde?

DESCOBRE O MINERAL QUE HÁ EM TI… E EM TUA CASA

Já pensaste na quantidade de materiais que existem em tua casa que dependem da exploração de recursos minerais?
Assim que abrimos a porta das nossas casas podemos encontrar mais de 30 minerais diferentes!

A nossa casa nunca foi tão importante para nós como agora por isso, talvez este seja o momento certo para
reconhecer a verdadeira importância que os minerais têm na nossa vida.

VEÍCULOS ELÉTRICOS

A eficiência e sustentabilidade dos veículos elétricos está condicionada à existência de inúmeros metais associados aos diferentes componentes destes veículos. Os recursos minerais e sua exploração também contribuem para o planeta mais green que queremos construir.

 

TELEVISÃO

Já paraste para imaginar como é feita a tua televisão? Na tua televisão existem mais de 30 elementos provenientes da exploração de recursos minerais!

 

LÂMPADAS LED

As lâmpadas LED consomem muitos recursos na sua produção, mas o seu baixo consumo de energia (90% mais eficiente do que lâmpadas incandescentes e 50% mais eficientes do que lâmpadas fluorescentes) e longa vida útil (35.000 horas) torna-as verdadeiramente sustentáveis para iluminação pública e privada. Os LEDs são compostos por 18 minerais e metais diferentes, incluindo índio, manganês, níquel e selénio.