Assimagra

Portuguese Mineral Resources

DE ÁLVARO SIZA A AI WEIWEI: HÁ 74 OBRAS DE ARTE FEITAS COM PEDRA PORTUGUESA PARA VER NO MUSEU DOS COCHES

O artista chinês Ai Weiwei, os arquitetos portugueses Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura e a performer sérvia Marina Abramović são alguns dos participantes na exposição "Primeira Pedra 2016 - 22", que reúne no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, 74 obras em pedra portuguesa, da autoria de 36 artistas. Com curadoria de Guta Moura Guedes, a exposição é inaugurada esta quinta-feira à noite e está aberta ao público a partir de sexta-feira.

"Primeira Pedra" é um programa internacional de pesquisa experimental que explora o vasto potencial da pedra portuguesa. Ao longo dos últimos seis anos, após o lançamento do projeto na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza em maio de 2016, o programa convidou alguns dos nomes nacionais e internacionais mais consagrados nas áreas do design e arquitetura a produzir peças que homenageiam a versatilidade desta matéria-prima.

Os sete grandes projetos de investigação e desenvolvimento realizados entre 2016 e 2022 pelo programa Primeira Pedra materializaram-se em exposições em Lisboa, Londres, Milão, Nova Iorque, no Dubai, em São Paulo, Veneza e Weil am Rhein e contaram com a participação de 36 arquitetos, designers e artistas que deram corpo a mais de 70 peças.

A exposição que agora chega a Portugal é o coroar destes seis anos de trabalho. O português Vhils, o alemão Carsten Höller, o designer francês Philippe Starck e o escultor Julião Sarmento (entretanto falecido) são alguns dos artistas que apresentam aqui as suas obras.

Esta quinta-feira, muitos dos criadores vão estar em Lisboa para conversar sobre temas transversais à arte, à arquitetura e ao design contemporâneo na Conferência Primeira Pedra, que se realiza ao longo do dia no Teatro Tivoli.

A exposição estará patente até 25 de setembro.

 

In: CNN Portugal

FaLang translation system by Faboba