Assimagra

Portuguese Mineral Resources

MERCADO DA PEDRA NATURAL: MARÇO DE 2021 ENTRE OS MELHORES DOS ÚLTIMOS ANOS

A ASSIMAGRA dá a conhecer a informação estatística dos dados relativos ao desempenho do comércio internacional da pedra natural portuguesa e demonstra que no mês de Março do corrente ano existe um claro crescimento do volume de negócio internacional na ordem dos 9,74% em valor e 20% em quantidade exportada, comparado com o homólogo de 2020.

A nível global, em Março de 2021, exportaram-se mais 8 milhões e 600 mil euros e 80 mil toneladas de produto de pedra natural portuguesa do que no período homólogo de 2020. A contribuir para esta crescimento de forma expressiva, estão claramente os mercados intra e fora da União Europeia, tanto em valor, como em quantidades exportadas.

Os principais mercados de destino continuam a ser a França, China, Espanha, Alemanha e Reino Unido. França continua a ser principal mercado, seguido da China e Reino Unido, com valores de crescimento significativos, tanto em volume de negócio como em quantidades exportadas.

Dos cinco mercados principais, Espanha é o único que apresenta quebras no volume de negócios, no valor de 700 mil euros e no preço médio praticado, na ordem dos 6.65%.

Todos os meses tem-se mantido a tendência de crescimento e valorização da pedra natural, no entanto, a ASSIMAGRA, afirma que o mês de Março de 2021 encontra-se entre os melhores meses dos últimos anos, superado apenas pelo excepcional ano de 2019.

A internacionalização no sector da pedra natural continua a ser uma forte aposta das empresas, tanto é que o mesmo se prepara para lançar este mês de Junho, dia de Portugal, uma iniciativa de comunicação da excelência da pedra natural portuguesa, assente numa marca global de sector – a marca StonebyPortugal.

In: CONSTRUIR

 
FaLang translation system by Faboba