Assimagra

Portuguese Mineral Resources

EXPORTAÇÕES E VALORIZAÇÃO DA PEDRA NATURAL CONTINUAM EM CRESCIMENTO



Os dados estatísticos relativos ao desempenho do comércio internacional de pedra natural, do mês de março de 2021, comparados com o homólogo de 2020, mostram um crescimento do volume de negócio internacional na ordem dos 9,74% em valor e 20% em quantidade exportada. Ainda assim, e reflexo desta discrepância entre volume de negócio e quantidade exportada, continua a existir uma baixa de preço médio por tonelada exportada, em cerca de 8,4% pontos percentuais, quando comparado com o mês homólogo de 2020.

Regista-se de igual forma, um considerável crescimento, tanto em relação ao volume de negócios que passa de 1,05% em fevereiro para 9,74% em março, como às quantidades exportadas que praticamente duplicam, crescendo de 10,82% em fevereiro para 19,78% em março.



A nível global, em março de 2021, exportaram-se mais 8 milhões e 600 mil euros e 80 mil toneladas de produto de pedra natural portuguesa do que no período homologo de 2020. A contribuir para esta crescimento de forma expressiva, estão claramente os mercados intra e fora da união europeia, tanto em valor, como em quantidades exportadas. No entanto, as quebras de preço médio de todos os destinos, com exceção para os países da EFTA, são substanciais e variam de os 1,37% dentro da União Europeia e 44.12% nos PALOP.

Os principais mercados de destino continuam a ser a França, China, Espanha, Alemanha e Reino Unido. França continua a ser principal mercado, seguido da China e Reino Unido, com valores de crescimento, tanto em volume de negócio como em quantidades exportadas. Espanha é o único mercado que apresenta quebras no volume de negócios, com menos cerca de 700 mil euros e quebras no preço médio praticado, na casa dos 6,65%. Já o mercado alemão apresenta um crescimento no volume de negócios de 6%, registando-se ainda uma quebra ao nível das quantidades exportadas em cerca de 10%.



Pelos dados desde já apresentados, entende-se que o mês de março de 2021 se encontra entre os melhores meses dos últimos anos, superado apenas pelo excelente ano de 2019. De facto este mês de março quase que iguala o homólogo de 2019, com um diferencial de volume de negócio que não chega aos 200 mil euros a menos.



Para mais detalhes, descarregue o Boletim Mensal da Estatística do Comércio Internacional.

Para uma caracterização macro de evolução da economia portuguesa, apresentamos abaixo uma Síntese de Conjuntura nacional, com dados de encerramento de dezembro de 2020 e já alguns indicadores referentes ao primeiro trimestre de 2021.

FaLang translation system by Faboba