Assimagra

Portuguese Mineral Resources

SETOR MANTÉM RITMO DE CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES

O setor fecha o mês de abril mantendo um bom ritmo de crescimento das exportações. Já com os dados referentes ao desempenho dos 4 primeiros meses de 2022, o setor mantém uma boa performance, apresentando um crescimento do volume de negócio internacional em quase 19%, face ao homólogo de 2021, com mais de 160 milhões de euros de produto comercializado, a que corresponde um aumento de apenas 0,69% na quantidade de produto exportado, o que faz com que a valorização do produto se situe com valores acima dos 17%, o que são excelente notícias para o setor. O mercado europeu mantém-se na liderança, com um rácio de 56% face ao total exportado.

Os mercados destino das exportações continuam a estar liderados pela França, com um crescimento em volume de negócio de quase 10%% e um preço médio por tonelada a crescer mais de 27%, segue-se a China, com uma ligeira queda, 4,13%, fruto da paralisação relacionada com o COVID-19, acompanhando no entanto a tendência de valorização de produto, com um crescimento superior a 14%. Em terceiro lugar está a Espanha, com um crescimento em volume de negócio de quase 28%, acompanhada também por um aumento da quantidade de produto exportada, mas menos pronunciados que faz com que também este mercado observe um crescimento dos preços praticados, com valores superiores a 11%. De facto nos 10 principais destinos da pedra natural portuguesa, apenas os dois últimos deste ranking apresentam uma desvalorização do preço médio do produto, com quedas de 18,55% para o caso da Suécia e de 4,97% no caso da Irlanda. Este dois mercados tem vindo a corrigir negativamente os preços desde o início de 2022.

Este foi o melhor mês de março para o período em análise (2016-2022), superando 2019 e 2021, que até à data tinham sido aqueles que melhor desempenho tinham apresentado.


Para mais detalhes, descarregue o Boletim Mensal da Estatística do Comércio Internacional.

FaLang translation system by Faboba