Assimagra

Portuguese Mineral Resources

"DRAWING IN STONE", O projeto "Primeira Pedra" no Museu Nacional dos Coches

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"]
[et_pb_text admin_label="Text" background_layout="light" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

A ASSIMAGRA tem o prazer de apresentar a inauguração da exposição "Drawing in Stone" e da Premiére da performance videomapping "INSIDE" sobre a pedra portuguesa, que teve lugar no dia 30 de Setembro e que estará exposta até ao dia 5 de Novembro, no Museu Nacional dos Coches.

"Drawing in Stone" apresenta, até 5 de Novembro, e reunindo as três áreas de trabalho do projeto "Primeira Pedra" - arquitectura, design de produto e design gráfico - os desenhos dos portugueses Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Fernando Brízio, João Luís Carrilho da Graça, Jorge Silva, Miguel Vieira Baptista, Paulo David e Pedro Falcão, da dupla austríaca e americana Sagmeister & Walsh, dos brasileiros Cláudia Moreira Salles, Estudio Campana e Studio mk27, do atelier chileno Elemental, do cipriota Michael Anastassiades, dos franceses Ronan & Erwan Bouroullec, do indiano Bijoy Jain, dos ingleses Amanda Levete, Ian Anderson, Jonathan Barnbrook, Jasper Morrison e Peter Saville, do libanês Vladimir Djurovic e da sueca Mia Hägg.

INSIDE é uma obra audiovisual sobre o universo da pedra nacional e da Primeira Pedra que vai ocupar 1024 m2 da fachada do Museu Nacional dos Coches com videomapping, enquanto que um sistema de luz robótica de 48 pontos distribuídos em linhas paralelas sobre o público faz a ponte com a arquitectura envolvente que define a praça. O sistema tecnológico utilizado cria um dispositivo narrativo imersivo e sensorial, com elementos visuais de geração em tempo real, desenho de som multicanal e luz sincronizada "ao fram e". Terá duas performances, uma às 23:00 e outra às 23:30.

Estas duas acções realizam-se no âmbito do programa Primeira Pedra - projecto co-financiado pelo PORTUGAL 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização) - promovido pela ASSIMAGRA em parceria com a experimentadesign, com curadoria de Guta Moura Guedes - depois de terem sido apresentados trabalhos de 24 arquitectos e designers em Veneza, Milão, Weil am Rhein, São Paulo e Londres. As iniciativas serão integradas na bienal EXD17 que decorre em Lisboa na mesma altura, usufruindo de toda a comunicação da bienal e de todos os convidados e jornalistas internacionais da EXD17 que estarão em Lisboa durante este fim-de-semana, o que dará muito maior impacto.

 

[et_pb_image admin_label="Image" src="https://www.assimagra.pt/wp-content/uploads/2017/09/image002.jpg" show_in_lightbox="off" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="left" sticky="off" align="left" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"] [/et_pb_image]
FaLang translation system by Faboba