StonePT

A marca da pedra natural portuguesa

A marca STONE.PT foi desenvolvida através de uma parceria entre a ASSIMAGRA e o IST – Instituto Superior Técnico. Após a sua criação, a ASSIMAGRA empreendeu um projeto de promoção Internacional com a Associação VALORPEDRA – Entidade Gestora do Cluster da Pedra Natural.

Com a criação da marca STONE.PT surge a necessidade de valorizar e alavancar o potencial que a criação da marca originou, para isso é necessário que as empresas do Setor da Pedra Natural adiram à marca, implementando a marca STONE.PT nos seus produtos, permitindo assim a consolidação da marca nos mercados internacionais.

A estratégia desenvolvida em torno da marca STONE.PT tem como objetivo transmitir uma imagem de sofisticação, qualidade, inovação e garantia de origem da pedra, possibilitando o aumento do nível de credibilidade juntos dos consumidores da pedra natural, pretendendo fortalecer e estreitar o nível de confiança com os seus clientes nacionais e internacionais.

Até ao final de 2016, encontrava-se em curso um projeto de ações coletivas para a Qualificação e Internacionalização das PME’s, denominado por STONE.PT PROJECT. Este projeto foi co-financiado no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização), através do FEDER, com um valor de incentivo no montante global de 319.188,44 Euros.

O STONE.PT PROJECT promovido pela ASSIMAGRA, surge na sequência da estratégia de apoio à competitividade das empresas e da dinamização do Setor da Pedra Natural, estratégia esta que merece concertação e validação da parte das Empresas.

No âmbito do STONE.PT PROJECT, a marca STONE.PT foi implementada nos produtos de 20 empresas do Setor da Pedra Natural, de norte a sul do país. Desta forma, o STONE.PT PROJECT pretende dotar as empresas de uma diversidade de argumentos imateriais de competitividade, para uma maior capacitação, abrangente e transversal a diversas tipologias de atividades, desde a qualidade propriamente dita, com a disponibilização da respetiva certificação, passando pelas questões relacionadas com a inovação organizacional e a gestão.

A pedra natural portuguesa tem grande aceitação nos mercados internacionais, os consumidores reconhecem as suas qualidades e características próprias, sendo estes motivos para que as empresas do Setor da Pedra Natural implementem a marca STONE.PT nos seus produtos, de forma a aumentar o nível de credibilidade e visibilidade junto dos consumidores de pedra natural, fortalecendo e estreitando o nível de confiança entre empresas e consumidores.

Para além das ações descritas e na sequência da primeira edição de internacionalização da Marca StonePT, que teve lugar em 2013 e 2104, a STONE.PT prossegue agora com a 2.ª edição alavancada num projeto de internacionalização da Valorpedra aprovado recentemente pelo PORTUGAL2020, com um conjunto de atividades que conferem visibilidade, notoriedade e relevância à pedra nacional e contribuem para a melhoria da performance competitiva das empresas.

Ao longo de 2016 e 2017, a STONE.PT vai marcar presença nos pontos nevrálgicos mundiais das decisões estratégicas para o mercado do setor – Europa, China, Extremo Oriente, Estados Unidos da América e Brasil – para promover a credibilidade técnica e científica dos produtos nacionais com o selo de qualidade STONE.PT, bem como as empresas a ela associadas, junto dos compradores e prescritores internacionais.

Presença em Feiras

As feiras MARMOMACC (Itália), Xiamen Stone Fair (República Popular da China), Middle East Stone Dubai (Emirados Árabes Unidos), Vitória Stone Faire (Brasil) e a Coverings (Estados Unidos) integram a cartografia da Estratégia de Internacionalização da Marca STONE.PT – 2ª edição.

Esta constitui uma plataforma impulsionadora da medida de marketing das empresas portuguesas – com a assinatura que distingue a pedra nacional dos demais produtos da concorrência – que pretendem expandir os seus mercados de intervenção e consolidar a sua presença internacional.

Para isso, a StonePT, marca da pedra nacional, tem um novo cartão de visita. E a inspiração é portuguesa, com certeza.

Fado, futebol, mar e vinho, embaixadores do nome luso no planeta, encontram-se com os mais variados tipos de rochas ornamentais nacionais para uma verdadeira celebração do que é português.

De Portugal para o mundo

Seminário de entrega de certificados StonePT às empresas e de partilha de experiencias e do livro “Pedra Portuguesa no Mundo”

Alusiva ao slogan “We offer the Best (from Portugal to the World)”, a nova estratégia de comunicação é uma declaração de singularidade portuguesa, dos valores e matéria-prima lusa.

Comunicando um diálogo das dimensões que constituem sinónimos de qualidade e que, tal como a pedra natural portuguesa – que ocupa um lugar (p)referência com o 8º lugar no ranking mundial – somam as mais variadas distinções internacionais, dinamizam a economia e potenciam a internacionalização, a StonePT está com uma identidade mais forte e global.