(Captura de ecrã de uma das monofolhas)

A ASSIMAGRA informa que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) disponibilizou recentemente no seu portal o dossier temático “Acidentes de Trabalho-tipo”. Abaixo transcreve-se o comunicado da ACT que acompanhou esta divulgação.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) disponibilizou recentemente no seu portal o dossier temático “Acidentes de Trabalho-tipo”, um conjunto de vídeos com monofolha informativa associada, que pretende revelar os acidentes de trabalho que ocorrem com maior frequência nos dias de hoje, bem como boas práticas que devem ser adotadas para que o seu número seja reduzido. Com efeito, a sua frequência está associada à gravidade das suas consequências pelo que a tomada de medidas que os evitem constitui um imperativo ético maior.

É objetivo destes instrumentos melhorar a informação disponível para as empresas e para os seus trabalhadores acerca dos riscos profissionais a que se encontram expostos e das medidas mais adequadas para assegurar a prevenção e proteção da sua segurança e saúde. Ao mesmo tempo procuram contribuir para a redução da sinistralidade laboral, em especial nas micro, pequenas e médias empresas.

Neste sentido, e considerando que não abunda informação nesta matéria, solicito o vosso apoio na divulgação dos referidos instrumentos, através dos meios de comunicação que possuam (portal e redes sociais), bem como junto dos diversos atores envolvidos nestas atividades.

Ao fazermos esta divulgação estamos, todos juntos, a promover uma cultura de prevenção no nosso país para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

Para consultar este Dossier, por favor siga o endereço clicando aqui.

(Captura de ecrã de um dos vídeos.)