No âmbito das iniciativas Primeira Pedra, e para que possamos, cada vez mais, elevar a Pedra Portuguesa no Mundo, está tudo a seu ultimado para a inauguração da exposição “COMMON SENSE” em São Paulo, já no próximo dia 01 de Agosto.

Sob o tema ‘Common Sense’, esta apresentação internacional está focada na área do design de produto, onde um grupo de 7 designers/estúdios – 5 internacionais e 2 portugueses – foram convidados a trabalhar sobre ideias de objetos e utensílios do quotidiano do século XXI, que explorem o potencial da pedra portuguesa. Resulta de um processo de aprofundamento dos temas vindos da relação entre o design e os materiais naturais e o seu papel na sociedade contemporânea. O desafio colocado aos designers convidados implica a exploração das características físico-mecânicas das pedras portuguesas na conceção dos seus projetos. Os mármores e calcários selecionados têm propriedades e comportamentos próprios, devido à sua composição e origem geológica específicas. Estas qualidades são ainda associadas à sua beleza e coloração particulares, constituindo um dos pontos de partida do desafio lançado, ou seja, o de utilizar a personalidade do material como factor diferenciador no projeto. O desafio apela também a um raciocínio sobre a ideia de senso comum e de simplicidade, algo que às vezes se perde em tempos de grandes avanços tecnológicos e de complexidade formal e funcional.

Ronan e Erwan Bouroullec, Fernando Brízio, Jasper Morrison, Michael Anastassiades, Claudia Moreira Salles, Miguel Vieira Baptista e Fernando e Humberto Campana criaram novas peças para o quotidiano do século XXI, seja no âmbito do uso pessoal e doméstico, ou do espaço de trabalho ou público. O resultado é uma exposição original, de peças que demonstram o forte empenho na dimensão criativa e na capacidade de inovar, de criar propostas diferentes vindas dos designers convidados. Os projetos trazem um novo valor acrescentado à sociedade e, porque exploram a pedra de um modo inusitado, vêm modificar a nossa relação com a mesma.

Esta apresentação estará aberta ao publico entre 2 e 30 de Agosto no Instituto Bardi – Casa de Vidro, em São Paulo/Brasil.
Para mais informações contacte a Assimagra ou aceda a www.primeirapedra.com.